BIOGRAFIA
Baterista sensível, técnico e musical, Uirá Nogueira de Barros Cairo iniciou sua carreira profissional aos 16 anos tocando em uma banda de ritmos baianos em Vitória da Conquista, Bahia. Começou a tocar bateria aos nove anos de idade. O seu primeiro tutor foi o baterista Zeca Metal, que lhe ensinou as primeiras levadas de Rock. Em 1995 mudou-se para Belo Horizonte onde estudou com José Luiz, André "Limão", Jean Dolabella, Mário Castelo, Leo Píres entre outros, atuando no cenário da música mineira por cinco anos. Iniciou em BH sua carreira de professor, além de atuar em bandas de Samba, Rock'n Roll e Pop Rock.
Já em Salvador, formou-se em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2006, e em seguida mudou-se para Londres, onde fez sua especialização em bateria na Drumtech School (atual BIMM Institute). Durante cinco anos esteve presente nas cenas musicais brasileira e inglesa com vários artistas de várias partes do mundo tais como a banda Saravah Soul, o cantor Carlos Lyra, o compositor e cantor Marcos Valle e Geraldo Azevedo. Teve a oportunidade de se apresentar em renomadas casas de show londrinas como o Ronney Scott's, o Jazz Cafe Camden e o Charley Wrigths.
Ao retornar ao Brasil, iniciou sua docência na Universidade Federal da Bahia. Atual professor de música do curso de Música Popular da Escola de Música da UFBA, Uirá é responsável por ministrar a disciplina Instrumento Bateria, onde tem se dedicado ao ensino aprendizagem dos ritmos brasileiros, principalmente Samba, Baião, Frevo, Maracatu e Samba-Reggae. Além de bateria, leciona a disciplina Tópicos em Tecnologia Aplicada à Música e coordena a Oficina de Bateria da EMUS em um dos projetos de extensão da faculdade.
Titulado Mestre em Educação Musical em 2015 com o tema “Interações nas Relações de Ensino e Aprendizagem da Bateria em Grupo” pela UFBA, exerceu por dois anos o mandato de Coordenador do Curso de Música Popular. Ainda na área educacional, mantém o Curso de Bateria Uirá Nogueira, com quatro anos de existência.